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quinta-feira, 4 de novembro de 2010

O amor e a mulher na sociedade realista - Cronograma de Tarefas

ATENÇÃO, PESSOAL!!
O PRAZO DE VOCÊS PRA CUMPRIR AS PRIMEIRAS TAREFAS ESTÁ ESTOURADO.
SE NÃO SE ORGANIZAREM, VÃO ACUMULAR OBRIGAÇÕES. ISSO PESA NA NOTA.

TERCEIRA BATERIA: AGORA É TUDO PERSONALIZADO.

DATA FINAL PARA POSTAGEM: 15/11/10
Sugestivo, não??

Lembrem-se de que todas as tarefas deverão trazer as referências bibliográficas, no final das postagens.

Bom trabalho!!

I)Bia Mauro e Quésia

Montar um álbum visual com trechos de filmes, trailers e vídeos sobre obras importantes do período realista/naturalista, no Brasil e no mundo. Vídeos que tratem da temática feminina e da ideia do amor, sob a visão realista/naturalista. Lembrem-se de que existem inúmeras obras. Escolham as mais importantes e significativas, começando pelas francesas, depois as demais europeias, passando pela Rússia, a América e o melhor de tudo, é claro: o Brasil. Os vídeos e trechos devem ser comentados.Elabore trechos críticos, originais e inteligentes.

II)Jéssika e Thamires

Comparem o romance Dom Casmurro, de Machado de Assis, com o roteiro de cinema "Capitu", de Lygia Fagundes Telles e Paulo Emílio Salles Gomes (tem na biblioteca). Usando a técnica do RETRATO (descrição de pessoa) tracem um perfil da personagem "Capitulina", apontando semelhanças e diferenças. Assistam e postem trechos da obra homônima "Capitu", escrita para a televisão (estrelada por Maria Fernanda Cândido e musicada pelo grupo Beirut) para ilustrar sua abordagem.

III) Edna e Marien

Analisar, esquematizar e classificar a visão de "amor" exposta nas obras "Madame Bovary",de Flaubert e Anna Karenina de Tolstói; confrontar essa visão com o tipo de amor que surge nos contos de "Noite na Taverna", (Álvares de Azevedo). Escrever uma carta de leitor à uma revista literária, convencendo os jornalistas a escreverem uma matéria a respeito.

V) Gizelle e Anna Clara

No século XIX, as leis viam com diferença o adultério praticado pelo homem e pela mulher.Pesquise sobre a visão histórica do adultério na sociedade. Comece fazendo uma entrevista com um advogado e peça esclarecimentos sobre as leis atuais e as que vigoraram na História do Direito brasileirto, sobre o tema. Confronte a visão de adultério mostrada nas obras realistas com a retratada por casos reais, atualmente, e escreva uma dissertação expositivo-argumentativa sobre suas conclusões. Publiquem a entrevista e a dissertação.

VI)Janine e Ludmila

Pesquisem sobre as roupas e a moda da segunda metade do século XIX. Busquem informações em enciclopédias e livros especializados no assunto, como, por exemplo, "O espírito das roupas", de Gilda de Mello e Souza, e "A roupa e a moda", de James Laver. Publiquem os resultados possíveis, mas criem modelos próprios. Desenhem os crockies e montem uma espécie de "Revista", com fotos e modelos originais, criados por vocês, inspirados nos daquela época. Pode ser em cd também. Xeroquem ou escaneem as fotos e criem legendas explicativas. Ver: "O Cotidiano Europeu no Século XIX - Povos do Passado"(Melhoramentos). Ah!! Deem uma olhadinha nos livros de História.

VII)Karolina e Israel

Pesquise sobre o tema O Ciúme patológico (também identificado como a Síndrome de Otello), a partir da leitura de Dom Casmurro, e da peça "Otello, o mouro de Veneza" de Shakespeare. Reflita se o ciúme de Bentinho por Capitu deve ser tomado como "normal" ou pode ser classificado como uma "patologia". Para ajudar a refletir, assista os filmes "Atração Fatal" (com Michael Douglas), "Dormindo com o inimigo" (com Julia Roberts) e o brasileiro "Dom", (com Marcos Palmeira). Se possível, converse com profissionais da área médica. Anote suas conclusões e escreva um ensaio científico com base em suas anotações.

Ok!
Qualquer dúvida, é só perguntar.
E eu não quero ouvir ninguém dizer que não dá conta, ou que nunca fez isso... ou que blá, blá,
blá...

Mãos à obra!

5 comentários:

  1. Christina,
    eu estava pesquisando aqui, e descobri que a moda daquela época passou por algumas transformações de estilo, ai eu queria basear nessas transformações da moda no meu texto!!

    1809 - Império
    1830 - Romântico
    1850 - Vitoriano
    1895 - Belle Époque

    Maais seria pra miim começar só na metade do século XIX?

    Ah e eu eu tava olhando também o modo de vida das mulheres.

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  2. Lud,
    o foco da sua pesquisa é sobre a moda do séc XIX, por causa do estilo literário que você está estudando: o Realismo. Mas partindo da ideia de que a moda também é arte e, como tal, ela evolui de acordo com as tendências históricas, sua escolha de se basear nas transformações e no estilo de vida da mulher é muito interessante.
    Olha a estrutura dessa frase que você escreveu:
    "Maais seria pra miim começar só na metade do século XIX?"
    O que é que está errado com esse "mim"??

    Qualquer dúvida, pergunte.
    Bjinhusss

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  3. kkkkkkkkkkkk
    teria que ser eu !!
    erreii

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  4. prof..no meu artigo eu posso coloca minha opinião?. tipo:"atraves da histori pude nota"

    posso?

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  5. Artigos acadêmicos devem ser mantidos na terceira pessoa, Karol. Reveja a estrutura do artigo científico no seu álbum de gêneros textuais. Qualquer coisa, pergunte.

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