Professor por vocação

Professor por vocação
Nós...

sábado, 6 de novembro de 2010

O negro e o imigrante na sociedade realista - Cronograma de tarefas

ATENÇÃO, PESSOAL!!

SE NÃO SE ORGANIZAREM, VÃO ACUMULAR OBRIGAÇÕES. ISSO PESA NA NOTA.

TERCEIRA BATERIA: AGORA É TUDO PERSONALIZADO.

DATA FINAL PARA POSTAGEM: 15/11/10
Sugestivo, não??

Lembrem-se de que todas as tarefas deverão trazer as referências bibliográficas, no final das postagens.

Bom trabalho!!

I)Ezequiel e Wesley

Responder os exercícios sobre os fragmentos de "O cortiço", de Aluísio Azevedo e "Chibungo" de um escritor moçambicano. A partir das respostas, monte um quadro esquemático comparando traços de estilo entre os dois escritores. Claro que um dos dois vai ter de ler "Chibungo". Ou o livro todo, ou estudos a respeito. Acho que vocês vão gostar da experiência. Os exercícios estão nas pg 313 a 315.

II)Maelle e Daniela

Peça ajuda aos seus profs de Filosofia, Sociologia e História, pesquisem antes, depois respondam às questões abaixo:
a)Quem foram: Auguste Conte, Hipolite Taine, Charles Darwin, Karl Marx e Frederich Engels??
b) O que foi: o Positivismo, o Determininsmo, o Evolucionismo e o Socialismo Científico?
c)Como essas correntes influenciaram o Realismo, o Naturalismo e o Parnasianismo?

Monte um texto expositivo e original a partir de suas respostas e um fluxograma para facilitar a compreensão do seu raciocínio.

III)Felipe Matheus e Caio

Leiam "O crime do Pe Amaro" de Eça de Queirós e "Eurico, o presbítero" de Alexandre Herculano. Conversem com um Historiador (à sua escolha) sobre a influência da igreja católica, na sociedade do séc XIX e com qualquer estudioso que possa esclarecer sobre o perfil do clérigo atual, segundo os desígnios da igreja contemporânea. Depois juntem as descobertas de vocês, com base nos perfis de "Eurico" e "Amaro", e escrevam um artigo de opinião para ser publicado, sob o título "A crítica literária e a igreja do sec XIX".

IV)Leilane e Northon

Ler "O Cortiço" de Aluísio Azevedo e pesquisar sobre o imigrante português. Desenvolver o roteiro de estudos da pag. 290 e com base nas respostas,montar um texto ilustrado sobre os diferentes destinos de imigrantes, no Brasil do Séc XIX. As explicações devem se basear também em trechos do livro, ok??

V)Dayane e Rafael

Em 1988, no ano do centenário da Abolição da Escravatura, foi promulgada a nova Constituição da República Federativa do Brasil. Nela, em decorrência da lutas pelos direitos civis dos negros, ficou consagrado, no Título II - Dos direitos e garantias fundamentais -, Capítulo I - Dos direitos e deveres individuais e coletivos -, Artigo 5º - Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

Artigo XLII - a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei.

A regulamentação desse parágrafo veio em seguida pela Lei nº 7716, de 5 de janeiro de 1989, modificada pela Lei 008882 de 3 de junho de 1994 e novamente modificada em 13 de maio de 1997, pela Lei nº 9459, que acrescentou também ao Artigo 140 do Código Penal relativo ao crime de injúria por utilização de "elementos referentes a raça, cor, etnia, religião ou origem", estabelecendo pena de "reclusão de um a três anos e multa".

A tarefa de vocês é a seguinte:
Realizar uma pesquisa traçando um perfil geral do negro escravo no Brasil.
O texto deve tomar como base o artigo:
'A MÃO DE OBRA NEGRA NO SÉCULO XIX: NEGRAS(OS) DE ALUGUEL E DE GANHO' - Publicado por Adomair O Ogunbiyi. (Ver publicações do mês de outubro).
Podem fazer citações do próprio artigo, e de outros que encontrarem, mas devem acrescentar informações retiradas dos livros "Casa Grande e Senzala" e "Sobrados e Mucambos" de Gilberto Freire.
Eu não dispenso algumas ilustrações com legendas.

VI)Karla e Nayane

O que é que o livro e o filme homônimo "Germinal", de Emile Zola tem a ver com o conto "Civilização" de Eça de Queirós????
Escrevam um artigo contendo a análise das duas obras e levantando os pontos que vocês acharem que merecem destaque.

Pra facilitar, eu publiquei o conto e um breve estudo. Espero que ajude, mas eu sugiro que vocês usem melhor a internet e os livros da biblioteca como fontes de pesquisa.

Isso vai dar trabalho, então...
comecem logo!!

Quando precisarem, é só chamar!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário