Professor por vocação

Professor por vocação
Nós...

domingo, 24 de julho de 2011

Estudo dos GÊNEROS TEXTUAIS - RETRATO OU PERFIL

Ok, galera,
Dentro do estudo dos gêneros textuais, nós precisamos aprender sobre” Retrato ou Perfil”.
São modelos de textos nos quais se descreve uma pessoa através de seus traços físicos e psicológicos. O site Infopédia considera que retrato é a representação visível (geralmente provisória) de pessoa, pela pintura, pelo desenho, pela fotografia, pela escrita ou através da oralidade. Como modo de expressão literária, o retrato constitui uma forma de descrição de pessoa ou coisa. Por vezes, aplica-se o termo à descrição de um ambiente ou época.
O retrato, enquanto descrição oral ou escrita, tal como sucede na pintura ou na fotografia, deve reproduzir não apenas a fisionomia ou as poses sobre um cenário, mas captar o carácter, a personalidade e a alma refletidos no olhar, nas feições, no gesto, na figura.
A retratística surge desde a antiguidade não apenas como género pictórico e escultórico, mas também na escrita. Com o Renascimento e a valorização do ser humano na sua individualidade, o retrato adquiriu bastante importância, sendo possível encontrar diversos príncipes, clérigos, nobres e burgueses a deixarem-se retratar. São retratos individuais, cuja função maior era mostrar a posição social da pessoa, mas há também os retratos de grupo para caracterizar a base social do estado, com retratos de casais e de grupos familiares ou de grupos sociais. Com a descoberta da fotografia, no século XIX, o retrato pictórico perdeu algum valor por aquela poder representar com mais fidelidade o indivíduo. É também nesse século que se observa, na escrita, a passagem do retrato romântico - vaporoso, diáfano e idealizado - para o retrato realista e naturalista - objetivo, pormenorizado, preocupado com a personalidade e o carácter.
(Como referenciar parte deste artigo:
retrato. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2011. [Consult. 2011-07-25].
Disponível na www: )

Hoje, a gente vai aprender a escrever um retrato, ou traçar um perfil escrito. Mas não um perfil sintetizado como os que vemos nas revistas teen, e sim, um texto em parágrafos, com princípio, meio e fim, dentro das características do gênero, e com a marca pessoal de quem escreve.

Para isso, eu a Amanda Christina, que vocês já conhecem bem, escolhemos um ator americano, do qual nós duas gostamos muito, primeiro porque ele é realmente... digamos... notável (kkk) depois porque podemos começar com atores, cantores, ídolos, em geral, e daí, partimos pros escritores, filósofos, políticos, cientistas...

Amanda é fã incondicional da série “SOBRENATURAL”, todo mundo sabe disso, então a gente bateu um papinho no MSN sobre Jared Padalecki, o semideus que interpreta Sam Winchester, em todas as 7 temporadas da série. Pra complementar, eu coloquei umas fotinhas... só pro perfil ficar um pouco mais... visual. Segue aí!



Amanda:
o mãeeeeeeee!!
tá aí ainda??

Prof:
Tô, vamos lá. Com as pesquisas, descobrimos que Sam Winchester é interpretado por Jared Tristan Padalecki que é texano, da cidade de San Antonio, nasceu em 19/07/82 e tem, portanto,
29 anos, recém completos.



Amanda:
Hummm... Tristan, em português "Tristão", faz referência a uma lenda medieval sobre um guerreiro córnico bretão, que se apaixona pela princesa irlandesa Isolda, e acaba ganhando a mão dela num torneio, para o próprio tio, que o criou como filho. "Tristão e Isolda" é uma das mais belas histórias de amor da literatura ocidental e o filme é massa.
O cara é lendário até no nome.

Prof:
O nome perfeito para um homem “perfeito”.

Amanda:
E põe perfeito nisso. Ele tem um irmão mais velho, chamado Jeff, que é médico; e uma irmã mais jovem: Megan. Os pais, Gerald e Sharon, são os ídolos dele.

Prof:
Com 12 anos, Jared começou a ter aulas de atuação e entrou cedo pra rotina de filmagens.
Ele gosta de ler. O livro favorito é "The Great Gatsby", de F. Scott Fitzgerald, que aliás, eu li na faculdade de Letras.



Amanda:
Ele gosta de quadrinhos tbm.

Prof:
Adora música, mas não é músico. Ouve Pearl Jam, Radiohead, Coldplay
Jack Johnson e David Gray
Vc sabe qual foi o papel de estreia dele na tv?

Amanda:
Sim. Dean Forrest num seriado chamado...

Prof:
Gilmore Girls
Eu vi, obcecadamente, até a 3ª temporada. As Gilmore Girls eram mãe e filha. Que nem nós...

Amanda:
Verdade!! Eu lembro.



Prof:
Jared interpretou o primeiro namorado da Rory, a Gilmore filha.

Amanda:
No Brasil, o seriado se chamava “Tal mãe tal filha”.

Prof:
Isso. Lembra dele? Do Jared?? Oh como ele era...



Amanda:
EU LEMBRO DELEEEE!!!!! Agora eu lembro. Lindooo.

Prof:
Kkkkkkk Pois é... Já era um gato naquela época. A Rory o trocou pelo sobrinho do dono do bar.

Amanda:
Desde novinha eu já era apaixonada por ele.

Prof:
Kkkkkk. Chorei dmais no dia q ela deu o fora nele por causa do Jesse.

Amanda:
Nem fala...Ele fazia um garoto lindo, romântico, meio nerd e bom caráter.

Prof:
É. Bem tipo ele mesmo. Bom, a celebridade favorita do Jared é Jennifer Love Hewitt

Amanda:
Ele é tão bom caráter que foi indicado pra um programa presidencial quando tava no colegial
Ele é mais alto que a maioria dos homens, tem 1,90, mas num perfil técnico, não é legal falar em números exatos. Diz-se... de estatura alta, ou de estatura mediana, ou baixa. No caso dele, tá na cara, né...
Ah!! Ele tm dois cachorros.

Prof:
Dois?? Nossa! Ele adora computadores. Gosta de cheeseburger, comida italiana, chocolate chip, cookie dough e sorvete.



Amanda:
Tô morrendo de rir da cara do Jensen Ackles na foto do site. Aliás, o Jensen que é ótimo ator, declarou que seu ator favorito é o Jared, parceiro dele.

Prof:
Kkkkk Jensen é um prazer a mais, na série.
O filme que o Jared mais gostou de assistir foi James Bond 007- Nighfire, ele gosta dos Simpson;
entre Britney Spears e Christina Aguilera ele prefere a Britney;
o melhor filme já produzido, na opinião dele foi Good Will Hunting.



Amanda:
Ele fez um filme com as gêmeas mais famosas do mundo e se tivesse de escolher entre Ashley e Mary Kate Olsen, ele ficaria com a Ashley.
O que será que isso nos diz sobre a personalidade dele?

Prof:
Ele se assume heterossexual e não tem problemas em apontar um homem que considera bonito: Brad Pitt. O lugar predileto dele é onde possa estar com a família. Namorou por muito tempo com a Sandra McCoy, mas desde fevereiro de 2010 está oficialmente casado com Genevieve Cortese (agora Genevieve Padalecki), a atriz que fez a Ruby na temporada 5 do Sobrenatural.




Amanda:
Meu Deus! Ele é super família

Prof:
É sim. Ele é de câncer, meu bem. Eu não acredito nisso, mas dizem que
todo canceriano costuma ser bom marido
porque é sensível, reservado e extremamente ligado à família.
Quando perguntado pelo perfil da mulher ideal
Jared respondeu: “Uma mulher que me atraia, mas tem que ser mais do que atração física. Eu quero uma garota que eu possa conversar e me divertir fazendo diversas coisas. Alguém que eu goste e que goste de mim. Ela tem que ter senso de humor e ser brincalhona. Alguém que se sinta confortável na sua própria pele.."
Em resumo
Ele é muito parecido com Sam Winchester. Talvez isso o ajude a compor o personagem.

Amanda:
Verdade.

Prof:
Ok, pessoal, é isso.
Não se esqueçam de que, para montar um texto retrato, você precisa introduzir abordando traços generalizados da pessoa, tipo, falando do trabalho, de quais razões a levaram a ser tão conhecida, do que ela fez de importante, etc, depois falar das características físicas; das psicológicas, e finalmente, concluir com observações de caráter geral que fechem o texto, com originalidade.

Amanda:
humrum

Prof:
Boa sorte, aí. Não se percam nas fotos. Elas só são... ferramentas pra ajudar nas características físicas. Quem faz o trabalho mesmo, são as palavras.
Se para a mostra, você optar em traçar o perfil de alguém, faça um ótimo trabalho na confecção do seu texto, valeu??
té mais!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário